Brigas na sociedade ?
Por que sociedades podem acabar em estresse e inimizades?
Empresas começam sem planejamento do caminho que vão trilhar e o objetivo onde desejam chegar, principalmente as pequenas e familiares e digo principalmente por que já vi grandes empresas com problemas entre os sócios por falta de clareza no contrato social e nos SLA (Service Level Agreement) que significa acordo de nível de serviço.
O que pensar quando se trata de iniciar uma sociedade
Fatores como o falecimento de um dos sócios ou a mudança de país por motivos de oportunidades em novos negócios entre vários outros fatores que podem acontecer. Deve-se iniciar uma sociedade com todos os contratos bem elaborados constando os termos de expectativas entre os sócios que define as funções de cada um e atividades de cada um, quanto mais completo os documentos mais duradouros e bem-sucedida será a sociedade.
Caso real com nosso CEO William Almeida
Em 2019 conheci uma empresa que me chocou os pensamentos, eram 4 (quatro) sócios em uma empresa de mais de 40 anos que viraram 12 ao longo dos anos, pois os irmãos que eram 5 (cinco) no inicio foram falecendo e quando eu cheguei para colaborar com a organização já eram no contrato social 12 (doze), sendo 3(três) irmãos e o restante esposas e sobrinhos de 2 (dois) dos irmãos que faleceram, a sociedade estava uma loucura com o caixa sendo sangrado por ambas os sócios todos insatisfeitos em um grande cabide de emprego. A Direcional Consultoria foi uma grande aliada realizando o Valuation do negócio e intermediando algumas das operações para terceiros conseguindo reduzir a sociedade à sócios que realmente faziam parte do negócio e colaboravam com o crescimento das operações que restaram. Foi uma grande confusão, mas resolvido e a família conseguia novamente conviver em paz, claro com suas divergências, mas com o alívio de se livrarem uns dos outros em relação a convivência do dia a dia no trabalho. As festas de Natal provavelmente melhoraram o clima.
Uma solução inteligente.
O Valuation é uma das etapas mais importantes no processo de saída de um sócio. Dá-lhe um preço para o seu negócio e dá-lhe mais poder na negociação com potenciais compradores. Também é uma ferramenta importante para os empreendedores determinarem se é hora de vender ou não. Por exemplo, se você tem uma startup que não está crescendo tão rápido quanto você esperava ou se você trabalha em seu negócio há mais de 4 anos e ainda não obteve os resultados esperados, considerar vendê-lo pode ser uma opção.