Especialistas indicam que essa é a hora de preparar os pequenos e médios negócios para uma futura aquisição em BH
Belo Horizonte – Para muitos empresários, vender seu negócio é como assinar um atestado de falência. Muita gente, no entanto, já descobriu que pode significar exatamente o contrário. Com um mercado mais aquecido, os brasileiros começam a enxergar nesta transação uma oportunidade de crescimento.
Vender ou repassar uma empresa consiste numa operação bastante corriqueira e pouco conhecida e divulgada no Brasil.
Quando o tema é a venda de pequenos negócios então, a situação fica ainda mais rara e desassistida, pois existem poucas empresas no país que assessoram esse tipo de mercado. A avaliação de empresas é de suma importância para vender empresas e comprar empresas.
Passar um negócio, repassar uma franquia, vender uma empresa em funcionamento, enfim, negociar um fundo de comércio, requer alguns cuidados especiais a fim de evitar prejuízos e grandes dores de cabeça.
1ª Dica
Por mais que você tenha investido tempo, dinheiro no sonho de construir a própria empresa, o empreendedor não pode deixar a emoção tomar conta. No momento de negociar, é preciso usar sempre o racional.
2ª dica
Sigilo é muito importante, por isso, os funcionários não devem ser avisados da negociação em curso.
3ª dica
Assim como em qualquer aspecto da vida, durante a discussão com os interessados, o empreendedor não deve fazer promessas que não poderá cumprir.
4ª dica
Analise a capacidade financeira do comprador e solicite referências. Será que ele tem mesmo condições de adquirir o seu negócio.
5ª dica
Não determine o preço antecipadamente. Negocie com os interessados primeiro e tenha as mãos os dados financeiros da sua empresa – transparência é fundamental neste momento.
6° dica
Tenha a contabilidade da empresa bem organizada para facilitar o processo de venda da empresa.
7° dica
Um site profissional ajuda no auxílio da decisão de comprar ou não uma empresa, assim como a sua presença nas redes sociais.
Cada empresa tem seu motivo de venda, sendo os principais a falta de capital de giro e a falta de conhecimentos sobre administração: 55% das empresas pequenas e médias não tem um Plano de Negócios; 39% ignoram o capital de giro para abrir uma empresa, somente 13% tem o DRE.